27/04/2018
Desporto Adaptado
O Desporto, tal como outras áreas de atividade, conseguem e potenciam uma inclusão e uma integração sociais, que se pretende não excluam ninguém. O Desporto Adaptado é uma forma de aproximar, de conviver, de intervir e de interagir. A União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, está presente, ao ado das instituições que promovem esta atividade inclusiva!
... saiba mais
27/04/2018
Festa da Maia
Dia 1 de Maio é dia de festa! O motivo da Festa é a “Maia”, uma boneca de panos cosidos por senhoras da Romeira. O pano branco é cheio a palha e o chapéu, também de palha. É enfeitado com flores. Ao peito traz um grosso cordão de ouro, com medalhão pendurado; na mão direita tem três figos secos, que simbolizam a virgindade e na mão esquerda um cesto com flores. A “Maia” da Cova da Piedade é uma camponesa que personifica o despertar da fecundidade e festeja a chegada da Primavera. A sua origem está ligada à divindade romana “Maia”. Mas às ruas da Cova da Piedade chegou vinda da tradição algarvia. A “Maia” começou por ficar à entrada da Vila Maria da Conceição, na manhã do primeiro dia de Maio. Ali era alvo de alegria para crianças e adultos. Com o objetivo de envolver as crianças e a Comunidade local, realiza-se um desfile que liga o Largo da Romeira ao Jardim da Cova da Piedade. As crianças invadem as ruas ao desfilarem com pompa e circunstância, envergando trajes representativos de várias atividades ligadas à história da Cova da Piedade, num ambiente popular cheio de encanto e magia.
... saiba mais
27/04/2018
Andebol School Festival
... saiba mais
27/04/2018
123º Aniversário da Academia Almadense
Com um orgulho imenso, no Movimento Associativo Almadense! Parabéns Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense! Parabéns à Direcção, aos Trabalhadores e aos Associados da AIRFA Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense e todos os que contribuíram aos longo deste 123 anos para a construção e afirmação deste espaço de formação pessoal e cívica, de aprendizagem e exercício dos valores democráticos, da participação e da liberdade! Saudamos o vosso empenho e dedicação, os quais dão vida ao Movimento Associativo Popular, que se traduz numa expressão da acção social das populações nas áreas da cultura, do desporto, do recreio, da educação, do património, uma expressão da consciência cívica, da criatividade e do talento das massas populares, assumindo-se como elemento valioso da qualidade de vida da nossa população. Realçamos a importância da AIRFA para as nossas freguesias, para a nossa população!
... saiba mais

Ir para o topo da página

Webdesign Megasites