Freguesia de Almada
| Símbologia / Heráldica
Freguesia ribeirinha, sede de Concelho, criada pelo foral régio de 1190, atribuído por D. Sancho I.

As mais antigas freguesias da vila eram Santa Maria do Castelo de Almada e Santiago, cujas igrejas e padroados estiveram ligados à Ordem Militar de Santiago.

No seguimento da reforma administrativa de 1878 permaneceram duas freguesias: Almada (com a união de Santa Maria do Castelo e a de Sant’iago) e Nossa Senhora do Monte de Caparica.

Os símbolos heráldicos da freguesia foram aprovados em Assembleia de Freguesia de Almada, em reunião de 27 de Junho de 1994.

Foi publicada a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo branco em Diário da república – II Série, n.º 101 de 27 -05-2008, após aprovação pela Comissão Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, em reunião de 24 de Fevereiro de 1994.

BANDEIRA

Esquartelada de branco e azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.















SELO BRANCO

Circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda:”ALMADA”.














BRASÃO

Escudo de azul, com um castelo de ouro aberto e iluminado de vermelho, assente num monte de penhascos de negro, realçados de prata e verde, cortados por três faixetas ondadas, duas de prata e uma de azul; chefe de ouro carregado da cruz da Ordem de Santiago, ladeada por dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda em maiúsculas, a negro: “ALMADA”.

Ir para o topo da página

Webdesign Megasites