Freguesia de Cacilhas
| Símbologia / Heráldica

A Freguesia de Cacilhas foi criada em 04de Outubro de 1985
Considerando Cacilhas terra de grandes tradições, entendemos que o seu Brasão deve ser uma expressão da história e vivência desta localidade.

ONDEADO EM PRATA E AZUL: representando o Rio Tejo

FAROL DE OURO: no coração do campo, o farol de Cacilhas, referência e símbolo histórico do lugar. Luz que indica uma rota, um destino, um caminho. Porto de abrigo nos dias de tempestade e infortúnio. Luz de esperança para os milhares de migrantes que, vindos do sul, buscaram na grande Lisboa, um futuro diferente.

Porta do Sul, local de partida mas, sobretudo, lugar dos que ficaram , transformando Cacilhas numa terra de progresso onde dá gosto viver.

CAMPO VERMELHO: símbolo de alegria, calor e energia criadora das gentes de Cacilhas, centro de vida e pujança das atividades da comunidade.

DUAS ASAS DE OURO: símbolo das comunicações.

Cacilhas foi desde tempos remotos um porto comercial e de acesso ao sul e continua a desempenhar nos nossos dias uma função ativa de centro de comunicações fluviais e terrestres, de acesso à "outra banda".

ENXÓS DE PRATA: representam as tradições de atividade naval. De prata por simbolizarem a humildade característica dos carpinteiros navais que usavam esta ferramenta como símbolo.

Depois de um passado importante na arte naval, Cacilhas surge no início da década de setenta como omaior e mais moderno centro de construções navais do país, com a construção do Estaleiro da Lisnave, possuindo a maior doca seca do mundo.