Museu da Cidade
| Cova da Piedade
Inaugurado em 2003, o Museu da Cidade é um equipamento da Câmara Municipal de Almada vocacionado para a interpretação da cidade, a partir das suas memórias e da sua actualidade. Organiza-se em torno da investigação, constituição e conservação de colecções, exposição, difusão e acção socioeducativa.

A instalação do Museu na antiga Quinta dos Frades, numa clara alusão à permanência dos membros da Ordem de S. Domingos, que dela se ocuparam entre 1379 e 1835 na sequência da decisão real de retirada dos bens ao seu anterior proprietário, Pedro Afonso “Mealha”, oficial da administração régia e membro da vedoria da fazenda; implicou a recuperação e ampliação do edifício, através de projecto de arquitectura do gabinete Vitor Mestre / Sofia Aleixo.