Marcha pela Paz no Bairro

Marcha pela “Paz no Bairro”

No último sábado, 17 de fevereiro, largas dezenas de moradores dos Bairros Cor de Rosa, Três Vales, Amarelo, Asilo 28 de Maio e Branco saíram às ruas do Pragal e Monte de Caparica para chamar a atenção para a necessidade de combater a violência e promover a cultura de paz junto da comunidade. A acompanhá-los estiveram Maria D’Assis Almeida, presidente da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, e Sandra Chaíça, presidente da UF de Caparica e Trafaria.

A marcha foi pacífica e reuniu pessoas de todas as idades, que exibiram cartazes e faixas pedindo paz. Manifestaram o seu desejo de combater a violência e fomentar a cultura de paz na comunidade, acreditando que é possível prevenir e resolver os conflitos de forma pacífica, sem o uso da violência.

A iniciativa foi motivada pelo episódio ocorrido na noite de 29 de dezembro de 2023, que culminou em duas vítimas mortais e mais sete feridos.

A marcha pela Paz no Bairro foi organizada por lideranças locais, o Grupo Comunitário Caparica-Pragal, associações de moradores e algumas instituições locais. Contou com o apoio de entidades sociais e religiosas e ainda da PSP e da GNR, que acompanharam a população em todo a trajeto.

Momentos especialmente emotivos foram vividos na Rua da Bela Vista, no Monte de Caparica, local dos trágicos acontecimentos, onde a Jéssica, numa mensagem de Paz e adaptação da música “We Are the World”, interpretou-a, antes de se rumar à rua da Paróquia São Francisco Xavier de Caparica, onde, após a leitura de mensagens apelativas à Paz e concórdia, se encerrou a marcha pela “Paz no Bairro”.