"Almada na rota do oriente", com Macau como destino

“Almada na rota do Oriente”, com Macau como destino

Junte-se a nós, em mais uma jornada cultural com o projeto “Almada na rota do Oriente”, acolhido no Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, no Pragal. Este evento multifacetado, que celebra a cultura, pintura, música e o centenário da primeira travessia aérea Lisboa-Macau, acontecerá no dia 2 de abril, às 18h00.

O programa do evento inclui:

- Apresentação da exposição de pintura de Mariot, "竹 Sizhu seda e bambu - instrumentos chineses”;
- Conferência "Macau e o movimento cultural de 1980/1990: música e instrumentos musicais chineses", por Énio de Souza;
- Momento musical "Viagem ao Oriente", com Miguel Berkemeier;
- Comemoração do Centenário da Travessia Aérea Lisboa-Macau, com intervenções de Ana Bela Falcão e do general Cartaxo Alves, chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Destacamos Ana Bela Falcão, a quem caberá um testemunho intimista, na qualidade de sobrinha neta do aviador António Jacinto da Silva Brito Pais (1884-1934). Em 2 de abril de 1924, Brito Pais e o aviador José Manuel Sarmento de Beires (1892-1974), ambos militares, partiram de Vila Nova de Milfontes, na foz do rio Mira, numa jornada pioneira, dois anos depois da histórica travessia do Atlântico Sul (Lisboa-Rio de Janeiro) por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Um raid, Lisboa-Macau, que acabou apagado da memória pelo Estado Novo.

O projeto “Almada na rota do Oriente”, organizado pela Associação Almada Mundo, em parceria com a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, teve o seu lançamento no Centro Cultural Fernão Mendes Pinto em outubro de 2023 e estende-se até maio de 2024.

A ampla programação celebra a obra universal de Fernão Mendes Pinto, “Peregrinação”, escrita no Pragal e publicada no Séc. XVII, em conferências nas áreas da Literatura, História, Sociologia e Etnografia, espetáculos musicais, exibições de filmes e exposições de fotografia, pintura e de instrumentos musicais.

cartaz