Os Barrigas e os Magriços
09/05/2014 | Ação Social
Numa iniciativa da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas em parceria com o Teatro Extremo, o Grupo de Teatro de Mora apresentou a peça "Os Barrigas e os Magriços” e atuaram em todas as Escolas Básicas desta União das Freguesias.
A primeira atuação, realizou-se no passado dia 24 de Abril, na Escola Básica Nº2 da Cova da Piedade, onde em duas sessões, estiveram a assistir 164 alunos.

Entre os dias 05 e 09 de Maio, realizaram-se atuações em diversas escolas Básicas, em que estiveram presentes cerca de 1.100 alunos.

Súmula da peça:
Em "Os Barrigas e os Magriços”, através de poderosas imagens, o autor conta às crianças a luta travada pelos Magriços por uma vida liberta da opressão dos Barrigas, pela partilha justa dos meios de produção. A revolta dos Magriços levou ao derrube dos Barrigas em 25 de Abril de 1974.
A presente versão cénica assinada por Catarina Pé-Curto e Jorge Feliciano evolui em dois discursos complementares interpretados pela atriz Andreia Egas: o discurso narrado e o discurso visual pela manipulação de imagens, formas e objetos. Juntos fazem a ponte entre passado, presente e futuro.
A ligação próxima com o público e a facilidade de montagem do cenário, permitem que este espetáculo se desloque facilmente, indo ao encontro dos espetadores em todo o tipo de espaços de apresentação.
Os Barrigas e os Magriços” M/6

Veja aqui as fotos: